quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Estar desempregado pode ser uma ótima oportunidade!

Para enxergá-las é preciso manter seus olhos, ouvidos e mente abertos

O desemprego é um dos piores pesadelos que qualquer ser humano em sã consciência pode enfrentar, certo? Nem sempre! Por quê? Você que está empregado, pense no modo como você vive atualmente: sempre correndo, sem tempo para estudar, para qualificar-se, para conhecer uma nova profissão, uma nova oportunidade de trabalho ou um interessante ramo para investir. Além do que, a empresa com a qual você está envolvido certamente estará lhe consumindo toda energia, algo que pode estar aspirando seu ânimo, impedindo-o de enxergar o que está acontecendo no mundo lá fora (fora do ambiente do seu trabalho). 

Isto tudo que citei não acontece com quem está disponível no mercado de trabalho (esse é um jeito mais técnico de definir desempregado). O tempo ocioso deste profissional pode transformar-se numa excelente oportunidade para ele enxergar com mais tranquilidade as boas oportunidades disponíveis e, tendo condições, também qualificar-se ainda mais, conhecer um novo ramo, começar um novo curso, enfim, começar uma nova história. 

Primeiro o profissional disponível precisa desmistificar o que seria emprego formal (mais raro) e o que seria uma oportunidade de trabalho (mais acessível). Ser um balconista numa loja de ferramentas ou um auxiliar de produção numa indústria, registrado, seria estar inserido num emprego. Ser um vendedor de produtos adquiridos pelo próprio trabalhador (roupas, jóias, sapatos, lingeries, utensílios do lar etc.) seria um trabalho, isento da formalidade e dos direitos e deveres presentes no emprego. 

Empreender em algo inovador, diferente ou que a cidade ou região estejam precisando, e fazer disso um ótimo gerador de renda, pode ser uma conquista possível para aquele que hoje está desesperado por causa da perda de seu emprego. Logicamente que um empreendimento demanda de cuidados, tais como definição de valor de investimento, ramo com boa chance de crescimento, pesquisa, informação, preparo técnico etc. Desde confeitar bolos e salgados em casa, até a montagem de uma grande fábrica, tudo isso é empreender, mas que deve ser feito na medida do bolso de cada um. 

Certamente a necessidade de dinheiro rápido sempre bate às portas do desempregado, mas talvez, com a mesma intensidade, também surjam as oportunidades. Para enxergá-las, o profissional disponível no mercado precisa manter seus olhos, ouvidos e mente abertos para aquilo que o mundo dos negócios lhe comunica a todo instante. 

Fonte: Revista Incorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário