Salário: Você nem sempre pode ter o
quanto quer -
mas é possível negociar.
mas é possível negociar.
A
negociação de salário não é tão difícil como frequentemente se pensa. É preciso
levar em conta alguns fatores que influem em todo o processo de pedido de
aumento.
Já diz a música dos Rolling Stones: “You can’t always get what you want” (“Você nem sempre pode ter o que deseja”, em uma
tradução livre). No capitalismo quase tudo é possível, desde que se saiba a
maneira certa de como conseguir. Mas quem não pede não consegue. E a negociação
de salário não é tão difícil como frequentemente se pensa. Alguns preceitos,
porém, precisam ser considerados.
O
primeiro deles é que o empregador vai assumir, sempre, que você está contente
com o que ganha, a menos que demonstre insatisfação. Mas antes de mostrar que
não está satisfeito, é fundamental organizar um plano de reivindicação. Em
primeiro lugar, leve em conta o quanto você merece ganhar. Reflita sobre as
tarefas que desempenha e, principalmente, se agregou soluções a algum projeto,
se assumiu novas funções (que estão dando resultados concretos). Após essa fase
de recolher informações quantitativas e qualitativas sobre seu próprio trabalho,
é hora de se preparar para negociar. Veja a seguir como facilitar o processo de
negociação e preparar o terreno para tornar possível um futuro aumento de
salário.
1.
Conheça a empresa.
É
essencial conhecer bem a cultura da organização e sua política de salários.
Descubra o seu lugar dentro desta cultura, avaliando o organograma de seu
departamento. A negociação vai ficar mais fácil se você pesquisar tudo o que
puder sobre a empresa antes de conversar sobre um aumento. Junte dados e
números sobre produção, faturamento, ranking no mercado. Não se esqueça de
verificar se existem dívidas é se este volume é significativo: estar no
vermelho impossibilita possíveis repasses de ganhos a funcionários.
2.
Conheça o mercado e seu lugar dentro dele.
Tenha
uma ideia exata de sua posição em relação aos executivos de outras empresas.
Informe-se cobre a média de seu salário no mercado em comparação com outros
profissionais na mesma função. Lembre-se de que seu pedido de aumento deve ser
lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.
3.
Conquiste o seu empregador.
Você
precisa provar que vale cada centavo que pedir. Mostre disposição, entusiasmo e
ambição profissional em todos os momentos da negociação. Desamarre o rosto,
abra um sorriso cordial. Não se esqueça de que entusiasmo é diferente de
impetuosidade.
4.
Não desista na primeira negativa.
Se os seus pedidos forem considerados fora de
questão, há a oportunidade de conseguir vantagens paralelas que podem ser tão
boas quanto um salário maior, como facilidade de aquisição de ações da empresa,
programa de aquisição de computadores, carro, celular livre de encargos e
outros. Saiba o que a empresa pode oferecer ou já oferece a outros profissionais.
Mas não aja impulsivamente.As vantagens também valem dinheiro.
5.
Saiba a hora certa de pedir aumento – e quando é a hora de recuar.
Tente
compreender as suas próprias necessidades e as necessidades do empregador. Não
demonstre impaciência ou ganância para falar de dinheiro. Avalie também a data
que vai ser escolhida para a negociação: dias tensos, repletos de reuniões ou demandas por solução são péssimos
para qualquer tipo de coisa.
6.
Empresas grandes são menos fáceis de negociar.
Cada
empresa tem um jeito de negociar, mas pequenas e médias empresas normalmente
apresentam mais facilidade em atender um pedido de aumento, principalmente
porque nas empresas grandes há grades fechadas de ascensão profissional e a
flexibilidade do empregador para reenquadramento é menor.
7.
Seja justo com você mesmo e com a empresa.
Ganhar
o aumento não deve ser encarado como uma vitória conquistada em batalha, mas
como uma forma de atingir as suas metas e também as da empresa.
8.
Aceite as razões do seu chefe.
Ser
flexível é uma qualidade importante, e quem sabe recuar agora pode significar
uma vitória mais adiante.Tente aprender o estilo de negociação do seu chefe
antes da conversa. Ele é do tipo que regateia ou é do tipo calado, que só fala
para dar a última palavra? Respeite a maneira de ser do outro: funciona.
Termine
a conversa de forma polida, mas manifeste que espera uma resposta à sua
reivindicação não para agora, e sim mais tarde, talvez em uma nova conversa
futura. Certifique-se de deixar esta porta aberta. Tente novamente em um
momento mais oportuno. Porque, ainda conforme amúsica dos Rolling
Stones, “But if you try sometimes you just might find you get what you need!” (“Mas se você tentar, às vezes, sim, você vai
conseguir o que precisa”).
Fonte: Diário
Catarinense com informações do Portal Carreira & Sucesso – Catho Online
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