Como remunerar funcionários por produtividade?
Atribuir um valor
para cada tarefa bem realizada pode ajudar a controlar a produtividade
Remuneração por produtividade é hoje um valor central na
cultura de muitas empresas bem sucedidas. Não existe área mais fácil de
mensurar produtividade que a área comercial, pois ou o vendedor vende ou não
vende. É muito mais difícil, no entanto, mensurar e controlar aprodutividade de outras áreas e atribuir um valor
para cada tarefa bem realizada.
Desenvolver um plano de
remuneração por produtividade requer planejamento, implementação e principalmente
disciplina dos gestores para acompanhar os resultados mês após mês. Existem
hoje alguns softwares de “talent management” que facilitam o monitoramento e
cálculo desses resultados, mas você pode também iniciar com uma planilha, pois
os princípios básicos são os mesmos.
Defina os principais objetivos da
função, quais tarefas são necessárias para atingir cada um desses objetivos, um
peso cada uma das atividades, quais níveis de entrega dessa tarefa e crie uma
remuneração extra, normalmente baseada em uma porcentagem do salário atual
dessa pessoa, para cada uma das faixas de entrega que você considerar.
Por exemplo, para o cargo de
telefonista ativo, o objetivo seria marcar reuniões e as tarefas seriam
encontrar possíveis contatos viáveis, falar com esses contatos e agendar as
reuniões.
Os pesos e níveis de entrega
poderiam ser os seguintes:
rncontrar contatos equivale a 20%, falar com contatos seria 30% e agendar as reuniões, 50%. Para cada uma das tarefas, ele poderia ter um desempenho insatisfatório (0%), satisfatório (50%) e acima das expectativas (100%), conforme as metas estabelecidas.
rncontrar contatos equivale a 20%, falar com contatos seria 30% e agendar as reuniões, 50%. Para cada uma das tarefas, ele poderia ter um desempenho insatisfatório (0%), satisfatório (50%) e acima das expectativas (100%), conforme as metas estabelecidas.
Na planilha de remuneração por
produtividade, a classificação sugerida é que se ele somar de 0% a 50% nas três
atividades, não leva bônus. Se ficar entre 51% e 70%, ganha mais 10% do salário
atual. Se for entre 71% e 100%, o bônus pode chegar a 20% do salário.
Um exemplo de avaliação ficaria
assim: se ele conseguiu 25 contatos, ficou acima das expectativas e com 20%.
Com isso, foram 10 telefonemas bem sucedidos, o que o classifica como
satisfatório e lhe daria 15%. Por fim, foram 4 reuniões agendadas, com um valor
de 25%. No total, 60%. Ou seja, o colaborador será remunerado com seu salário
base mais um bônus de 10%.
Você
pode decidir fazer esse acompanhamento todo mês, semestre ou ano. O mais
difícil é o acompanhamento com disciplina dessas métricasFonte:http://exame.abril.com.br
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