segunda-feira, 20 de agosto de 2012

‘Transformando 'Feedback' em 'Feedforward'


“O termo feedback é muito usado, mas pouco traduzido. Ele significa alimentar o outro com informações do passado que interferiram no desempenho”, conceitua Alfredo Castro, diretor-sócio da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. Para dar eficiência à ação, o consultor ressalta que o real sentido do feedback é melhorar as ações futuras no trabalho.

Para tornar o feedback uma ferramenta mais eficaz e eficiente, a MOT desenhou um treinamento específico sobre o tema, dentro dos programas de liderança que desenvolve. “O passado não pode ser mudado. Por isso, preferimos usar o termo feedforward, que significa "alimentar para frente". O objetivo é deslocar o feedback para o futuro e preparar o profissional para aquilo que virá”, avalia Castro. Por isso, dentro dos treinamentos de desenvolvimento de carreira que a MOT oferece às empresas, o módulo sobre como aceitar e oferecer feedback merece destaque.

A ideia central do “feedforward” é aparelhar os profissionais para que passem por situações futuras com mais preparo do que passaram por outras situações anteriores. O gestor desse profissional pode, por exemplo, dar orientações e dicas de como agir e se preparar para aquelas situações, sem necessariamente aludir a erros passados. “Discutir com base no passado é improdutivo. O melhor é dar ao profissional instrumentos para que ele melhore seu desempenho em situações posteriores”, acredita o consultor.

Para que o feedback seja eficiente, o profissional que o recebe também deve saber aceitá-lo para que possa, de fato, desenvolver sua carreira de forma adequada. “É importante ressignificar a crítica, conscientizar-se de que ela é um processo construtivo”, orienta Castro.

Nos treinamentos da MOT são ensinadas as técnicas para que um gestor dê o feedback de maneira construtiva e também para que os profissionais possam ouvir e aproveitar de maneira positiva o que seus gestores têm a dizer. Com isso, o feedback torna-se uma ferramenta mais eficaz e efetiva no desenvolvimento profissional.

Dicas para realizar um feedback efetivo:

- O feedback não deve ser encarado como um julgamento, mas como uma ferramenta para acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do profissional;
- Deve se basear em fatos, não em atitudes das pessoas;
- O feedback não avalia a habilidade de um profissional. Se um profissional não tem uma determinada habilidade, ele deve desenvolvê-la, mas em um outro âmbito, diferente daquele a que o feedback se destina;
- Deve ser realizado para solucionar um problema, não para criticar um profissional;
- Deve ser voltado à descrição objetiva dos fatos, não à avaliação crítica da situação;
- Validar, em uma atitude afirmativa, é mais eficaz do que invalidar. Com isso os profissionais sentem-se valorizados e aceitos;
- Seja específico, e não genérico, quanto aos que precisa ser esclarecido. Vá direto ao ponto;
- Exerça a escuta ativa: faça com que seu interlocutor saiba que ele está sendo compreendido e que sua fala está sendo respeitada.

Fonte: Revista Incorporativa

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