4 passos para montar um plano de carreira
Todo profissional deve ter os objetivos de sua carreira definidos.
Começando pela profissão escolhida, determinar planos, mesmo que de curto
prazo, para avaliar o que consegue entregar e que vai agregar valor a sua
profissão é fndamental.
A diretora em transição de carreira da Right Management, Matilde Berna,
diz que um plano de carreira é feito de escolhas. “A cada fase da carreira
e da vida existem escolhas que são importantes avaliar. Fazer um plano de
carreira é olhar em uma perspectiva e traçar objetivos ao longo do tempo”.
Em que fase da carreira você está? É preciso avaliar se está começando a
carreira ou na fase de consolidação, entre 40 e 45 anos. Fazer um plano de
carreira está relacionado ao que te motiva, te interessa e o que tem como
objetivo.
Segundo Matilde, esses objetivos podem ser delineados todos os anos, ou
em uma linha de longo prazo. É preciso analisar em que ponto você está e onde
pretende chegar. "Também é importante conhecer quais suas habilidades,
conhecimentos, interesses, o que te motiva efetivamente?"
Ser claro em suas escolhas. De acordo com Matilde, quando você se enxerga, sabe em que momento
está, quais habilidades e conhecimentos você carrega, é mais fácil saber onde
quer chegar, quais os objetivos: ser gerente?, gestor? presidente? É preciso
conhecer o que falta para chegar onde você quer.
Não precisa decidir o que quer ser daqui a 20 ou 30 anos. Ao escolher
uma profissão, é preciso prestar atenção no mercado para conhecer que a
construção de uma carreira não é simples. “Tem percalços e conquistar os
objetivos é um trabalho árduo”.
Olhar para o mercado. Conhecer a complexidade do mercado, “conhecendo os obstáculos, você
traça um plano interessante, mas não irreal”, diz Matilde. Um plano de
carreira não é traçado em linha reta. “É uma opção sua escolher a universidade
que vai cursar, escolher a atividade que
vai fazer, mas você não tem total domínio de onde vai trabalhar e se o mercado
vai responder positivamente às suas ações”, destaca Matilde.
Autoconhecimento. O profissional deve buscar conhecimento sobre os significados deste
trabalho em sua vida. Quanto de dinheiro quer
ganhar, o quanto está disponível em relação ao tempo, a mobilidade. Segundo
Matilde tudo isso é investimento financeiro e de tempo.
“O plano de carreira tem que ter clareza de quem é o profissional, das
suas habilidade, do que eu já conhece e com o que tem afinidade. É muito
importante olhar para o mercado e ver para onde ele está indo.
A diretora de carreira, enfatiza que quando se fala de sucesso na
carreira, não estamos falando apenas de capacidade cognitiva e de habilidades,
mas também de ter também boas atitudes, conduta, em qualquer ambiente.
A sua capacidade de lidar com essas relações, com os conflitos e com a
pressão é fundamental para ter uma carreira bem sucedida. “Não basta ter
somente uma grande capacidade técnica, e sim atitude frente aos problemas”,
finaliza.
Fonte: InfoMoney
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