O
fato de estar formado exige que você dê atenção para alguns aspectos
importantes, como a responsabilidade que um diploma traz e suas implicações
Se esta é sua primeira experiência de trabalho ou primeiro emprego como profissional graduado, então sabe que é comum aparecer sentimentos como ansiedade, entusiasmo e medo. O fato de estar formado exige que você dê atenção para alguns aspectos importantes, como a responsabilidade que um diploma traz e suas implicações. Para começar a carreira no primeiro emprego de maneira bem-sucedida confira as quatro dicas a seguir:
1.
Mentalidade
Na
escola e universidade a palavra trabalho era usada o tempo todo com o sentido
de um substantivo. Como por exemplo, na frase, "eu tenho um trabalho para
segunda-feira". No emprego, porém, o significado de trabalho é ação. Não é
opcional, como os trabalhos de sua universidade, já que não fazê-los irá custar
a sua vaga de trabalho. Pode parecer simples, mas absorver essa mentalidade
para dentro de sua rotina exige sacrifício, determinação e objetivos claros.
Você não deve simplesmente trabalhar, deve
fazer isso por algum sentido maior, que tenha significado para você, de forma
que te leve a aceitar novos desafios que o ajudam a crescer profissionalmente.
2.
Atitude
Os
detalhes mais simples fazem toda diferença no ambiente de trabalho. Isso inclui
sorrir para as pessoas, cumprimentá-las sempre, cuidar com as roupas que você
usa e também a maneira como reage a conflitos e problemas. Para não errar,
preste atenção nos colegas a sua volta e procure se espelhar naquele que
considera o melhor exemplo, tanto de postura como de vestimenta. Lembre-se,
porém, que essa pessoa também pode errar e que ela deve ser vista apenas como
uma referência e não um modelo perfeito.
3.
Habilidades
O
fato de estar formado não significa que você deve parar de se aprimorar e
adquirir novas habilidades. Pelo contrário, procure manter-se sempre à frente,
não apenas atualizado, para que quando novas oportunidades surgirem
você esteja preparado para aceitá-las.
4.
Valorize as conversas
Poucos
jovens pensam ou valorizam esse princípio, mas quanto mais refletirem sobre o assunto, melhor irão aproveitá-lo.
Conversar com colegas de trabalho mais velhos pode ser uma grande ajuda. Além
de oferecer a experiência de coisas positivas, eles também poderão ser exemplo
daquilo que você não deve fazer ou evitar. Valorizar a conversa com as pessoas,
de todas as idades e cargos, pode trazer lições inesperadas que nenhum diploma
proporciona.
Fonte: Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário