Sou líder e agora? Veja cinco dicas
de como encarar esse novo momento
Com profissionais cada vez mais cedo se
especializando, chegar a liderança bastante jovem é muito comum nas
empresas. Mas como esse profissional deve agir diante de uma promoção?
Segundo a gerente sênior da divisão de
engenharia e marketing&vendas da Robert Half, Daniela
Ribeiro, sem maturidade e experiência esse profissional pode comprometer seu
cargo e a sua equipe. A gerente dá algumas dicas para encarar com mais
tranquilidade e sabedoria esse desafio.
- Vestir a camisa de líder e aprender a
delegar. O líder precisa entender que não conseguirá executar as tarefas que
fazia antes e liderar pessoas, por isso precisa distribuir tarefas para poder
liderar.
- Entender a situação da equipe. O
líder deve conversar com o grupo, colocando-se em posição de parceria. Segundo
Daniela, ele precisa passar para a equipe que está lá como um facilitador.
- Conversar individualmente com cada
funcionário de sua equipe. Este é o momento de conhecer mais sobre o
funcionário, qual o momento dele na empresa e o que ele espera do novo líder.
- Envolver e estimular a equipe para
alcançarem juntos os resultados. “O líder precisa entender o que motiva cada
integrante de sua equipe para trabalhar com cada um, de forma individual”,
sugere.
- Ter um olhar para a empresa. Daniela
lembra que juntamente com o olhar atento para a equipe, o líder deve saber que
toda decisão deve ser tomada pensando no que vai ser melhor para a companhia.
Assumi a gestão da
minha equipe
Quando você é funcionário de uma equipe
e é promovido a líder, as dicas acima da gerente da Robert Half são
válidas, no entanto ela enfatiza que este movimento é bastante delicado.
Neste caso, ela acredita que mais do
que nunca o líder deve fazer as conversas com sua equipe e se colocar numa
postura “mais humilde e de mais ajuda, evitando criar inimizades",
enfatiza.
Fonte: Infomoney
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