A todo momento somos envolvidos e
informados sobre a importância de se fornecer feedback, mas o que faz com que
a realidade seja tão dissonante do que se prega?
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Normalmente, o problema é a
falta de hábito de se praticar a ferramenta. Às vezes, não percebemos o momento
adequado de fornecê-lo ou achamos que não somos capazes. E acreditamos também
que se não fornecermos feedback, cedo ou tarde o outro entenderá. Pura
enganação! Trata-se de pensamentos que retardam a evolução do próprio
profissional, bem como da equipe, gerando desperdício de tempo, dinheiro e energia emocional.
Corrigir comportamentos inadequados talvez seja mais difícil
ainda do que fornecer feedback positivo. Quais são os principais fatores que
dificultam o fornecimento de feedback corretivo?
- falta de tempo: é uma desculpa muito
utilizada e, após decorrido determinado tempo, nem adianta mais fornecê-lo,
pois se tornaria inócuo.
- não saber enfrentar uma eventual discussão: há pessoas que receiam sobre
como o outro perceberá o feedback, então o melhor é fazer vista grossa e seguir
em frente.
- o tempo falará por si: essa tática tem como premissa
que cedo ou tarde o outro entenderá o que era para ser dito e, com isso,
perde-se uma chance efetiva de fornecer feedback genuíno.
- falta de preparo: um dos itens que mais
impactam no fornecimento do feedback. As pessoas ficam com receio de proceder
incorretamente por não saberem como começar, manter e finalizar uma conversa na
qual estão envolvidas aspectos comportamentais que precisam ser trabalhados.
- para não magoar: às vezes, o receio recai em como
falar certas coisas e ficamos muito preocupados em não melindrar os outros.
Esse é um problema de assertividade, porque a partir do momento que o que
deveria ser dito não o é, assume-se uma postura passiva.
A questão é que se desejamos efetivamente que o outro cresça
como pessoa e profissional, então devemos nos preocupar em fornecer feedback,
mesmo sabendo que as consequências talvez não sejam as mais agradáveis. Quando
lidamos e lideramos grupos, é melhor falar do que se omitir, pois caso nos
comportemos assim, estaremos sinalizando para a equipe que certas coisas que
não deveriam ser toleradas passaram a ser e isso certamente influenciará
sobremaneira a autoridade do líder sobre a equipe.
Fonte:Revista
Incorporativa
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