As equipes conseguem “performar” da melhor forma e isso causa uma
série de problemas
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Equipes são a unidade essencial de
qualquer empresa, pessoas que trabalham juntas por um objetivo comum. O
problema é que nem sempre as equipes conseguem “performar” da melhor forma e
isso causa uma série de problemas aos líderes e falhas na execução da empresa.
Veja alguns fatores que fazem a
equipe ter uma alta produtividade, eles seriam:
Os
líderes fazem a diferença
Se puder comparar uma “equipe ruim” e
uma “equipe fantástica” o líder é a primeira ponta. Líderes negligentes não
fazem a coisa acontecer, líderes urgentes matam a produtividade da equipe.
Líderes egocêntricos matam o propósito do time. Por outro lado, líderes que
suportam, dão empowerment, estabelecem modelos de comunicação, definem
prioridades claras e dão o poder de decisão ao time, fazem a coisa acontecer. O
líder não precisa saber nem resolver tudo, ele precisa dar espaço para a equipe
e com isso utilizar o potencial do grupo.
Foco
nas pessoas e não no resultado
Nada contra gestão por objetivos ou
similares, mas as equipes dão certo pelas pessoas que as compõem. Você pode ter
os melhores processos, metas, sistemas, mas são as pessoas que fazem a diferença.
Quando a equipe tem pessoas valorizadas, vistas com seus problemas e
competências, e que têm chances para o aumento de seu equilíbrio pessoal e
relacionamentos importantes, a coisa flui diferente.
Comunicação
aberta
Esse é um dos pontos mais difíceis e
também mais interessantes das equipes de alta produtividade. Quando a
comunicação é aberta, direta, honesta e objetiva a coisa funciona. Equipes onde
a comunicação tem barreiras, onde tudo se resolve por e-mail ou com reuniões,
onde falar com o líder exige um “protocolo”, a produtividade fica truncada.
Gerenciamento
de tempo
Quanto mais efetivas individualmente
as pessoas são, mais a equipe aumenta sua performance. Se uma pessoa não
consegue lidar com seus e-mails, não sabe planejar, não consegue priorizar, não
consegue se organizar etc, ela acaba comprometendo a performance de todos.
Gerenciar tempo é uma competência individual que no grupo traz resultados
incríveis.
Erros
Equipes maduras e de alta
produtividade erram e a cada erro alguém se prontifica a mapear, identificar as
origens e a solucionar o erro. Todo mundo erra, processos podem estar errados,
sistemas podem ter erros. O erro é muito bem-vindo nessas equipes, com a
diferença de que eles servirão para ajudar a equipe a ajustar a rota, evitar
que novas urgências apareçam e servirão como exemplo de melhores práticas. A
negligência ou aceitação do erro é que faz o erro ser um “erro”.
Nenhuma equipe possui alta
produtividade constantemente, existem flutuações e lacunas em alguns momentos.
Isso é normal, o que faz a diferença no resultado é a maturidade do grupo, a
capacidade de saber o que é importante, de se comunicar da forma adequada, de
utilizar o tempo da forma correta e de lidar com seus problemas.
Essas características não nascem da
noite para o dia, elas são construídas ao longo do tempo, com muita
persistência, treinamento e ferramentas. Qualquer equipe pode se transformar em
uma equipe de alta produtividade, basta que os líderes tenham interesse e que a
empresa dê espaço nesse sentido.
Fonte: Revista Incorporativa
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